O absurdo é necessário para trazê-lo fora de sua mente
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O absurdo é necessário para trazê-lo fora de sua mente


O absurdo é necessário para trazê-lo fora de sua mente… porque a mente é raciocínio. Através do raciocínio você não pode sair da mente. Através do raciocínio você se move e se move, mas contínua no círculo.

Isso é o que você tem feito por muitas vidas. Uma coisa leva à outra, mas esta outra faz parte do círculo do mesmo modo que a anterior. Você sente que está se movendo porque a mudança está presente, mas continua seguindo num círculo. Continua se movendo aqui e ali, mas sempre em voltas; não consegue sair da periferia. Quanto mais raciocina sobre como sair, quanto mais cria sistemas, técnicas e métodos para sair, mais se embaraça. O problema básico é: a razão não pode trazê-lo para fora porque o raciocínio é o próprio estado no qual você se encontra. Algo irracional é necessário. Algo além da razão é necessário. Algo absurdo, louco — apenas isto pode trazê-lo para fora. Todos os grandes Mestres têm inventado situações absurdas. Se você pensar sobre elas, não compreenderá. É preciso seguir suas linhas sem nenhum raciocínio. É por isso que a filosofia não auxilia muito. Somente a religião pode auxiliar porque ela é a loucura absoluta.

Tertuliano disse: “Eu creio em Deus porque Deus é absurdo.” Não há razão para se crer Nele. Há alguma razão para se crer em Deus? Alguém já foi capaz de provar que Deus existe? Não há raciocínio que possa provar a Sua existência,   há somente a fé. Fé significa absurdo. Fé significa não ter nenhuma razão para crer e mesmo assim crer. Fé significa não ter nenhum argumento, nenhuma prova e mesmo assim colocar toda a sua vida em jogo; não ter nenhuma prova de que Deus existe e mesmo assim se atirar no abismo. Qualquer pessoa racional sentirá que você enlouqueceu. É assim que os racionalistas sempre se sentiram. Para eles, Buda, Krishna e Jesus enlouqueceram, estão falando absurdos.

Existe uma escola no Ocidente que prova que todas as religiões são absurdas. Eu sou um homem religioso e digo que eles estão certos — por razões erradas, eles estão certos. Eles pensam que se você provar que a religião é absurda você a desprezará, a refutará. Não!

Os homens religiosos têm dito constantemente: “Nós somos absurdos! Nós não pertencemos ao mundo sensato, pertencemos a algo que está além. E o além está sujeito a ser absurdo.” Que sentido você pode fazer a partir da religião? Se você fizer algum sentido não a compreenderá. Estará   Estará, então, no mundo da teologia, da filosofia, dos sistemas — mas não poderá tocar nunca na pureza que está além da razão.

(…) O que acontece quando alguém é capaz de acreditar no absurdo? Fica fora da razão. Repentinamente, o círculo para, a roda para, porque você deixa de a alimentar. os argumentos cessam, os pensamentos cessam. De repente, você está fora disso como se tivesse acordado de seu sono. E o maior sono é a razão, porque ela cria sonhos tão maravilhosos e tão reais que todos são iludidos por eles.

Quando você está acordado e fora do círculo vicioso, Deus aparece e nada mais existe. Então, você sabe! Mas antes que este conhecimento aconteça, a fé é necessária. Todos os filósofos que tentaram, durante séculos, provar que Deus existe não são religiosos, não estão servindo a Deus; estão fazendo um grande dano. Porque quando você dá uma prova, você faz com que Deus seja parte da mente também. E quando alguém crê porque Deus é um fato provado, não consegue sair da razão.

Por isso, todos as pessoas religiosas, todos os Mestres têm inventado truques a fim de trazê-lo para fora da razão. O Zen tem a sua própria técnica que é conhecida como “koan”. Um koan é um quebra-cabeça absurdo. Você não pode solucioná-lo. Por mais que tente, seu esforço será irrelevante. Mas o Mestre continuará insistindo para você trabalhar mais e mais intensamente: “Você não está tentando o suficiente para solucionar o problema: o problema é insolúvel! Não depende de você trabalhar intensamente nele ou não. Mas se você o fizer, com a sua totalidade, repentinamente se tornará consciente do absurdo; nunca antes.

De repente, você começará a rir: “Era tudo um absurdo!” Então, você poderá rir, o riso louco que vem quando a razão não está funcionando — Você já viu um louco rindo? O riso dele é totalmente diferente do seu. O seu é raciocinado, há razão para ele. Alguém contou uma piada, alguém caiu na rua, escorregou em uma casca de banana e você ri. Há uma razão: algo ridículo aconteceu. Porque você ri quando um homem cai na rua ou escorrega numa casa de banana? Por quê? O que há de hilariante nisso?

Existe algo nesse fato. O ego é a coisa mais ridícula no homem, e quando um homem cai por causa de uma casca de banana, a casca de banana torna-se mais forte do que ele. O total absurdo do ego é provado: o homem não é nada. Mesmo uma casca de banana pode jogá-lo fora do equilíbrio.

Toda civilização é egocêntrica. Culturas inteiras, nações, todos os sonhos de grandeza vêm ao homem porque ele é o único animal que permanece ereto sobre dois pés.  Por isso é que o homem pensa que não é um animal. O homem pensa que é diferente, único, que não pertence ao mundo animal. Mas quando você escorrega numa casca de banana, de repente cai dentro do mundo animal; é um animal indefeso, nada mais. Eis porque é ridículo ver um homem cair.

Pense! Se um mendigo cair por causa de uma casca de banana não rirá tanto. Mas se um primeiro-ministro cair, você morrerá de rir. Por quê? Porque um mendigo é um mendigo; ele já faz parte do mundo animal — nada demais. Mas se for o primeiro-ministro, o presidente, o rei, a rainha… Você não pode imaginar a rainha da Inglaterra caindo… exatamente como um ser humano; Impossível! Essas pessoas criaram uma falsa impressão em torno de si mesmas: a impressão de que são infalíveis. E uma simples casa de banana arrebenta toda a situação. Você fica exposto! É apenas um indefeso ser humano. E não somente um indefeso ser humano, mas apenas um animal — sobre quatro pernas, não sobre duas.

OSHO





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