O que é alma?
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O que é alma?


Pergunta: O que é alma?

Krishnamurti: Nossa cultura, nossa civilização, inventou a palavra “alma” — se que “civilização” é o desejo coletivo, a vontade coletiva de muitos indivíduos. Olhem a civilização indiana. Não é ela o resultado de um grande número de pessoas, com seus desejos, suas vontades? Toda civilização é produto do que se pode chamar “vontade coletiva”; e, no caso em apreço, a vontade coletiva declarou que deve haver algo mais do que o corpo físico que morre e se decompõe, algo muito maior e mais vasto, algo indestrutível, imortal; foi assim que se consolidou a ideia de alma. De tempos em tempos poderão ter surgido uma ou duas pessoas que, por si próprias, descobriram algo a respeito dessa coisa extraordinária chamada “imortalidade”, um estado em que não existe a morte, e, depois, todos os espíritos medíocres disseram: — “Sim; isto deve ser verdade, deve estar certo”, e, porque desejam a imortalidade, ficaram apegados à palavra “alma”.

Vocês também desejam saber se existe algo mais do que a mera existência física, não é verdade? Essa ronda contínua de ir ao escritório, trabalhar numa coisa em que não se tem nenhum interesse vital, disputar, invejar, gerar filhos, tagarelar com o vizinho, dizer futilidades — desejam saber se existe algo mais do que tudo isso. A própria palavra “alma” corporifica a ideia de um estado indestrutível, atemporal, não é verdade? Mas, vejam, não procuram averiguar, por si mesmos, se há ou não tal estado. Não dizem: “Não importa o que disse Cristo, Sankara ou outro qualquer, e tampouco importam os ditames da tradição, da chamada civilização; vou averiguar por mim mesmo se há ou não um estado além da estrutura do tempo”. Vocês não se revoltam contra o que a civilização ou a “vontade coletiva” formulou; pelo contrário, o aceitam e dizem: “Sim, existe uma alma”. Vocês chama essa formulação por um nome, outro a chama por outro nome e, depois, se desunem e se tornam inimigos, por causa de suas crenças antagônicas.

O homem que deseja realmente descobrir se há, ou não, um estado além da estrutura do tempo, deverá estar livre da civilização; deverá estar livre da “vontade coletiva”, deverá estar . E esta é uma parte essencial da educação: aprender a estar só, para não se ficar dominado pela vontade de muitos ou pela vontade de um só e, por conseguinte, ser capaz de descobrir por si mesmo o que é verdadeiro.


Não dependam de ninguém. Eu ou outro poderá lhes dizer que há um estado atemporal, mas que valor tem isso para vocês? Se vocês têm fome, querem comer e não desejam ser alimentados com meras palavras. O importante é descobrir por si mesmos. Vocês podem ver que tudo ao redor de vocês está a se decompor, a ser destruído. Esta chamada civilização não está sendo mantida coesa pela vontade coletiva: está se desintegrando. A vida está lhes desafiando a cada momento e, se meramente “respondem” ao desafio segundo a rotina habitual de vocês, suas “respostas” não têm então validade alguma. Vocês só podem descobrir se há, ou não, um estado atemporal, um estado sem movimento no sentido de mais ou de menos, quando dizem: “Não vou aceitar nada; vou investigar, explorar” — o que significa que vocês não têm medo de estarem sós. 

Krishnamurti — A Cultura e o problema humano




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