O sexo no processo da retomada da Perene Consciência
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O sexo no processo da retomada da Perene Consciência


As maiores mudanças no corpo são as que dizem respeito à SEXUALIDADE. Uma reorganização do impulso sexual parece ser necessária para qualquer transição nos planos da consciência. Ritos de iniciação na puberdade, ritos matrimoniais, bem como os votos de castidade para aqueles que entram nas ordens religiosas apontam para a importância das alterações sexuais em conexão com as mudanças dos estados de espírito. Supõe-se que a força da serpente kundalínica esteja enrolada e dormindo na base da espinha, na região coccígena, onde encontramos o ânus e a próstata; opiniões divergem com relação à sua localização. Estaria intimamente conectada com a sexualidade, tanto que a transformação da sexualidade através do trabalho de interiorização torna-se uma atividade necessária, e até mesmo é uma tarefa máxima numa disciplina espiritual. A transformação da sexualidade através de rituais é uma ideia que pode ser encontrada no próprio gnosticismo, nas práticas alquímicas e xamanistas, (ou mágicas), bem como na ioga. Também é fundamental para as teorias sexuais taoístas. A análise freudinana também pode ser especialmente encarada como uma espécie de ritualização da vida sexual, por causa de sua transformação, uma vez que sua forma ortodoxa de conduzir-se é dissuadida durante uma análise.

(...) Não é incomum na prática analítica que fases de sexualidade obsessiva (sonhos eróticos, fixação nos genitais, sadomasoquismo, masturbação, poluções noturnas) ocupam o centro do drama ou da análise durante certo tempo. Reduzir esses eventos à condição de conflitos edipinianos não é, por isso, suficiente. Se um processo de transformação está realmente se desenrolando, então afetará a vida sexual de uma pessoa, atraindo a atenção para sua sexualidade, e uma sexualidade como tal (a qual, então, assume o numinoso poder de um Deus, formulado muito tempo atrás em outras culturas como o Linga, ou como Priapo). O terreno ou a base da possibilidade para qualquer transformação da sexualidade é reconhecê-la como uma força impessoal. Não se trata de MEU sexo e de MEU prazer ou de MEU orgasmo; é uma força que brota através de mim, uma força de divertimento, de alegria e criação. Separando o aspecto pessoal do sexo, nós podemos senti-lo ou escutá-lo, podemos negá-lo ou obedecer-lhe, notar suas flutuações e intenções, e isso tudo significa tão-somente relacionar-se a ele objetivamente. Uma vez que esta etapa tenha sido assumida, a transformação a que Gopi Krishna alude, torna-se menos um assunto de supressão pessoal, uma luta do adolescente entre o bem e o mal, do que um jogo evidente, o qual seja ao mesmo tempo religiosamente sacrificial e eroticamente educativo.

Comentário de Hermógenes no livro, Kundalini - Gopi Krishna





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