Quem é o observador?
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Quem é o observador?


Para observar, não deve haver condenação, nem justificação, nem aceitação. Então, começo a aprender. Aprender não é acumulação. Então, eu observo. Observo para ver o que sou; não o que eu gostaria de ser, porém, o que sou realmente. Não estou aflito, não digo: "Como é terrível isso que sou!" Sou ASSIM. Não o condeno, nem o aceito. Observo. Vejo as tendências de meu pensar, o padrão de meu pensar, de meu sentir, vejo meus motivos, temores, ansiedades.

Quem é o observador? Isto não é filosofia profunda; é uma coisa comum, de todos os dias. Quem é o observador? Quem é o EU que diz "Eu olho"? O EU que olha as experiências, condenações, observações, conhecimentos etc. Ele é o CENTRO, o observador. Ele se separa da coisa observada. Ele diz: "Estou observando o meu medo, a minha 'culpa', o meu desespero". Mas, o observador é a coisa observada. Se não fosse, não reconheceria o seu desespero.

Sei o que é desespero, o que é solidão, e essa memória permanece. Na próxima vez que ele aparece, digo que é uma coisa diferente de mim. A divisão em observador e coisa observada gera um conflito, e saio então por uma tangente, procuro descobrir uma maneira de resolver esse conflito. Mas, o fato é que o observador é a coisa observada. Isso não é um conceito intelectual, porém, um fato. Quando o observador é a coisa observada, então aprender é AGIR. Não aprendo, para depois agir. Mas essa ação só se verifica quando o observador é o objeto observado. Essa ação é a negação do que FOI, do processo mecânico.


JK – A importância da transformação





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