Ser Único e Universal - Ramana
autoconhecimento

Ser Único e Universal - Ramana



"O Ser sendo único e universal, o conhecimento de diversidade é apenas ignorância, que também não é separada do Ser.

Ao investigar a natureza do "Eu" o conhecimento de diversidade é somente ignorância que faz parte do "Eu". O Ser único então, brilha como a Realidade.


De vez que o passado e o futuro nunca existem sem o presente, conhecer o eterno Agora é conhecer a Verdade.

O imutável e infinito Ser transcende ao tempo e ao espaço, que são relativos ao corpo e a mente.

Para o ignorante o "Eu" é o ser limitado ao corpo; para o Sábio o "Eu" é o Ser infinito.

O Sábio que realizou o Ser, transcende o livre arbítrio e o destino.

Deus não é outro que o Ser. Vendo o Ser tendo destruído o ego, é ver Deus; tudo o mais é apenas a visão do mundo.

Busque no interior a Fonte do "Eu" que não pode pertencer ao corpo, mas com o qual surgem todas as outras coisas.

Para aquele que realizou o Estado de Ser Perfeito, que é a verdadeira Felicidade inerente, indescritível do Ser Absoluto, nada mais resta para fazer.
O Ser é um e o Autoconhecimento é único, pois o Ser é por si mesmo, conhecido. E nunca poderá tornar-se objeto conhecido ou desconhecido.

Ser como o Ser no Coração é a Suprema Sabedoria. Toda a disputa verbal sobre a natureza da existência do Ser é somente um jogo de maya.

Permanecer como eterno ser-existente da Realidade é o Siddhi supremo. Todos os outros Siddhis são irreais como um sonho. 

De vez que somos sempre a Realidade suprema e nada mais, é supérfluo afirmar isso em pensamentos e palavras. Tal afirmação pode ser um auxílio somente para nos afastar da ideia "Eu sou o corpo físico".

Tendo o advaita a Suprema Verdade, ela não se torna contrária a si mesma.

As ideias de cativeiro e libertação são correlatas e co-existentes. Ao investigar "quem está preso" a ideia de cativeiro desaparece e assim se dá com a Libertação. O único eternamente Livre permanece só e auto-centrado.

Questões sobre a natureza de Libertação podem surgir enquanto há individualidade. 
A dissolução desta individualidade é somente a verdadeira libertação, alcançada eternamente."
Sri Ramana Maharshi em A Verdade Revelada





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