autoconhecimento
A meditação é um processo de purificação da mente
Pergunta: Como impedir que o percebimento se torne uma técnica nova “a última moda” em matéria de meditação?
Krishnamurti: Sendo esta uma questão muito séria, vou examiná-la com certa profundeza, e espero que vocês não estejam cansados demais, para seguirem, com uma vigilância sem tensão, as operações da própria mente de vocês.
É importante meditar, porém mais importante ainda é compreender o que é a meditação, pois do contrário, a mente ficará restrita a uma técnica. O aprender uma nova técnica consistente em respirar de certa maneira, ficar sentado em certa posição, com o tronco ereto, ou praticar um dos vários sistemas de silenciar a mente — nada disso é importante. O importante é que vocês e eu investiguemos o que é meditação. Nesse próprio investigar do que é meditação, estou meditando. Compreendem? Ouçam com calma, senhores; não concordem nem discordem.
É sumamente importante o meditar. Se não sabem o que é meditação, isso é como ter uma flor sem perfume. Podem ter um extraordinário talento oratório, saber pintar ou gozar a vida, possuir conhecimentos enciclopédicos e saber relacioná-los, mas todas essas coisas não terão significação alguma, se não sabem o que é meditação. Meditação é o perfume da vida, tem beleza infinita. Abre portas que a mente não é capaz de abrir, penetra profundezas incessíveis à mente mais erudita. A meditação, pois, é importantíssima. Mas sempre fazemos a pergunta errada e por isso obtemos resposta errada. Dizemos: “Como meditar?”, e lá vamos à procura de um certo swami, de uma certa pessoa extravagante, ou apanhamos um livro, ou seguimos um sistema, na esperança de aprendermos a meditar. Ora, se pudermos varrer tudo isso para o lado — os swamis, os iogues, os intérpretes, os mestres de respiração e de imobilidade — chegaremos inevitavelmente a esta pergunta: “Que é meditação?”
Escutem agora com atenção. Não estamos mais perguntando como meditar, nem qual é a técnica da vigilância, mas, sim, o que é meditação — que é a pergunta correta. Se fazem uma pergunta incorreta, receberão a resposta incorreta; mas se fazem a pergunta correta, então esta própria pergunta revelará a resposta correta. Assim, que é meditação? Sabem o que é meditação? Não repitam o que ouviram de outro homem, ainda que, como eu, conheçam alguém devotado à meditação há vinte e cinco anos. Vocêssabem o que é meditação? É claro que não sabem, não é exato? Podem ter lido o que muitos sacerdotes e santos e eremitas disseram a respeito da contemplação e da oração, mas não estou falando nada disso. Estou falando sobre a meditação; não interessa o significado lexicológico da palavra, que podem procurar depois no dicionário. Que é meditação? Não sabem. E sobre esta base é que meditam! ... (risos). Não riam, por favor; continuem a escutar. “Eu não sei” — alcançam a beleza desta frase? Ela significa que minha mente está despida de toda técnica, toda informação a respeito da meditação, tudo o que outros dela disseram. Minha mente não sabe. Só podemos avançar na investigação do que é a meditação, quando somos capazes de dizer honestamente “Não sei”; e não se pode dizer “Não sei” se persiste em nossa mente qualquer vislumbre de informações de segunda mão — o que disse o Gita, ou a Bíblia, ou São Francisco, a respeito da contemplação ou das virtudes da oração, coisa de que tanto se fala nas revistas, hoje em dia, e que se tornou a última moda. Tudo isso vocês têm de afastar de vocês, porque, se copiam, se seguem, voltaram ao “coletivo”.
Nessas condições, pode a mente colocar-se no estado em que seja capaz de dizer “Não sei”? Esse estado é o começo e o fim da meditação, porque, nele, cada experiência é compreendida e não guardada. Entendem? Desejam controlar o pensar de vocês; e quando controlam o pensar, não permitindo distrações, suas energias se consomem no controlar e não no pensar. Compreendem? Só pode haver acumulação de energia, quando não a desperdiçamos em controlar, em subjugar, em lutar contra distrações, suposições, pretensões, incentivos. E esta enorme carga de energia, de pensamento, é completamente sem movimento. Compreendem? Quando dizem: “Não sei”, não há movimento do pensamento, não é verdade? Só há movimento de pensamento quando começam a indagar, a investigar, já que a investigação de vocês vai sempre do conhecido para o conhecido. Se não estão compreendendo agora, talvez compreendam mais tarde.
A meditação é um processo de purificação da mente. A purificação da mente só é possível quando não há “controlador”. No controlar, o controlador dissipa energia. A dissipação de energia resulta do atrito entre o controlador e o objeto que ele quer controlar. Mas quando dizem: “Não sei”, não há movimento do pensamento em direção alguma, visando uma resposta; a mente está de todo em todo imóvel. E para que a mente esteja imóvel, faz-se necessária uma energia extraordinária. A mente não pode estar imóvel, se lhe falta energia — não a energia que se dissipa no conflito, na repressão, na dominação, na oração, no buscar, no rogar, mas aquela energia que é toda atenção. Todo movimento do pensamento em qualquer direção representa dissipação de energia, e para que a mente possa ficar em completa imobilidade, é necessária a energia da atenção total. Só então pode surgir uma coisa que não podemos chamar a nós, que não podemos ir procurar, uma coisa que dispensa a respeitabilidade, que não se ganha com a virtude nem com sacrifícios — o estado Criador, o Atemporal, o Real.
Jiddu Krishnamurti — Realização sem esforço
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