LUZES DO MUNDO - TENZIN PALMO
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LUZES DO MUNDO - TENZIN PALMO



TENZIN PALMO -  A REVOLUÇÃO FEMININA NO BUSDISMO




Tezin Palmo nasceu Diane Perry no East London em 1943 e cresceu em uma família humilde, porém feliz, que se estruturou ao redor da figura materna após a morte do pai. Até os 20 anos, viveu uma vida “normal”. 

Brincou, estudou, namorou, dançou na swinging london, mas o bichinho da curiosidade espiritual a corroeu desde pequena. Buscou alimento para o bichinho em diversas religiões, mas a ficha caiu mesmo quando ela encontrou os primeiros e escassos ensinamentos budistas disponíveis no Ocidente através de alguns livros e conexões com intelectuais interessados no Tibet. 

A partir daí, uma peça começou lentamente a encaixar na outra: Diane conheceu os primeiros lamas budistas a aportarem na Inglaterra, se mandou pra India, quase casou na viagem de barco, se instalou em uma escola fundada por uma inglesa, deu aulas de inglês para lamas e finalmente encontrou o professor que a guiaria uma boa parte da vida.

Foi lá que conheceu Khamtrul Rinpoche VIII e tornou-se uma das primeiras monjas budistas ocidentais.

Depois de passar 6 anos na comunidade de Khamtrul Rinpoche foi para o vale do Lahaul nos Himalaias, onde viveu durante vários anos num pequeno mosteiro, mantendo-se em retiro durante os longos meses de Inverno. Foi então que, procurando maior reclusão para intensificar sua prática espiritual, encontrou uma gruta nas proximidades, onde viveu durante os 12 anos seguintes, passando os últimos 3 em estrito retiro.

A sede por realizar o potencial mais perfeito de sua mente a lançou numa busca constante por conhecimento e espaço para praticar o conhecimento adquirido. Para unir os dois, pediu ordenação de monja e, depois de alguns anos de estudo e serviços para a comunidade monástica local, partiu para meditar em uma caverna nos himalaias indianos. Desencorajada por muitos colegas (que julgavam uma mulher ocidental incapaz da empreitada) porém apoiada por seu professor, a agora monja Tenzin Palmo concentrou sua energia em uma série de retiros fechados nos quais ficava até oito meses sem ver ninguém (nem mesmo o sol no duríssimo inverno dos Himalaias). 

Na etapa final de sua trajetória de retirante, Palmo completou três anos em total isolamento até ser despejada da India por problemas legais com seu visto.




A volta à vida em sociedade, entretanto, não foi um fardo. Pelo contrário, a monja abraçou o novo capítulo em sua vida, colocando sua experiência a serviço de causas interessantes. Por um lado, Palmo passou a militar ativamente no meio religioso pelo reconhecimento dos direitos e das nuances femininas dentro das comunidades espirituais, geralmente organizações mais masculinas e de contornos patriarcais. Em outro âmbito, menos político e mais prático, viajou o mundo levantando fundos para a construção de um mosteiro para monjas tivessem condições de receber os ensinamentos completos, algo negado a muitas mulheres em determinadas tradições budistas.

Sua Eminência Khantrul Rinpoche antes de falecer, em 1980, em várias ocasiões,  pediu para Tenzin Palmo iniciar um convento.  Ela entendeu bem a importância disto e, em 1993, quando os Lamas  do Monastério de Khampagar, no Himachal Pradesh, novamente  lhe fizeram esta solicitação, ela estava preparada para realizar aquela  formidável tarefa, e então começou, lentamente, a despertar interesse ao redor do mundo.

Em janeiro de 2000 as primeiras monjas chegaram ao local. Em 2001,  a construção do Convento Dongyu Gatsal Ling teve inicio e posteriormente foi abençoado por Sua Santidade Dalai Lama, que apoia Jetsuma Tenzin Palmo.

Em fevereiro de 2008, Sua Santidade Gyalwang Drukpa, o líder espiritual e autoridade máxima da Linhagem Drukpa , concedeu a Tenzin Palmo o raro título de Jetsunma, que significa “Venerável Mestra”, em reconhecimento de suas realizações espirituais como monja e de seus esforços em promover o status das praticantes femininas no Budismo Tibetano.

A ida de Tenzin Palmo para a India não foi uma fuga repentina de alguém estressado com seu cotidiano ou a tentativa de realização de uma ideia juvenil. Foi, isso sim, uma peça no lego particular de uma menina desde cedo bastante encucada com os mistérios não exatos do universo. Quando ela falou para sua mãe que estava pensando em ir à India buscar ensinamentos, não recebeu olhares de espanto ou reprimendas, mas uma simples pergunta: “Quando você vai?”. A dona de casa de Bethnal Green conhecia bem a filha e sempre apoiou sua busca.



Por mais particular que seja a história de Tenzin Palmo, ela também é temperada fortemente com o viés das questões humanas universais: insegurança acerca de nossa identidade, medo da morte, a necessidade de recursos financeiros pra viver, amores não correspondidos, relações complicadas, as diferenças entre o mundo masculino e feminino, e a velha pergunta… no que vale a pena investir tempo da sua vida?

Para Tenzin Palmo, encontrar a resposta passava por ficar um bom tempo em retiro. Ela nunca teve dúvidas disso. Não sofreu com o isolamento. Encontrou sua vocação. Mas depois, ao precisar fazer uma difícil escolha, se viu de volta ao mundo cotidiano, viajando em turnês mundiais, dando ensinamentos e buscando fundos para a construção de um mosteiro. Dividindo o que descobriu na caverna.


Talvez cada um de nós tenha uma caverna nos esperando. Para alguns ela pode até estar nos Himalaias. Para outros, ela pode significar simplesmente algumas horas sem banda larga. Ainda há os que vão encontrar sua caverna ao se retirar de situações de isolamento e ao engajar-se em uma atividade. 


"Para alguns a "mulher da caverna", para outros, o Dalai Lama feminino, a verdade é que Tenzin palmo - líder espiritual das mulheres budista - parece um pouco com qualquer um dos contos de fadas de Tolkien. Intensidade é a palavra que melhor descreve esta sorridente uma mulher, cujo nome em tibetano significa "ela, quem tem a doutrina nas suas mãos". - Bhante Yogavacara Rahula




"Mesmo como uma criança pequena crescendo no leste de Londres, senti que estava no lugar errado e no corpo errado. Sentia que meu corpo devia ser do sexo masculino, por isso quando soube que o corpo mudaria à medida que envelhecemos, eu pensei que talvez eu teria a possibilidade de ser "masculina". Agora eu me sinto sortuda de ter ficado feminino."

"Desde meus primeiros anos de minha vida, porém, eu queria deixar a Inglaterra. Aparentemente não havia nenhuma razão. Minha família é linda, minha escola foi ótima, eu tinha um trabalho maravilhoso como bibliotecária. 

Bethnal Green, no leste de Londres, onde eu cresci, era muito agradável. Mas por dentro eu tinha um forte sentimento de que eu tinha que ir para onde eu pertencia, por um longo tempo eu não sabia onde era.

Mesmo quando uma criança, eu estava interessada em assuntos espirituais. Estudei cristianismo, judaísmo e hinduísmo e eu tentei ler o Alcorão. 

Então, quando eu tinha 18 anos, minha mãe e eu estávamos atrasadas ​​em um aeroporto, esperando um voo durante oito horas. O único livro que eu tinha comigo era "Mente inabalável", sobre o budismo. No meio do livro, eu disse à minha mãe: "Eu sou uma budista."

Ela respondeu: "Oh você é querida,  Isso é bom?".



Minha mãe era magnífica. Ela era um espiritualista que realizava sessões em nossa casa toda quarta-feira. Ela ficou viúva quando eu tinha dois anos e educou o meu irmão mais velho e eu, com muito pouco dinheiro da loja de peixe do meu pai. Ela tinha uma péssima saúde , mas estava sempre alegre e nunca reclamava e suas decisões eram geralmente tão sábias.

Quando eu lhe disse que estava indo para a Índia para procurar um professor budista, sua primeira pergunta foi: "Quando você vai embora?" 
Uma mulher comum teria dito: "Como você pode deixar o sua pobre velha mãe sozinha, onde está a sua responsabilidade ?" Mas ela sentiu que eu precisava levar um tipo especial de vida, mesmo que isso não a incluísse.

Nessa ocasião eu estava lendo sobre Freda Bedi, uma mulher que ensinava Inglês tibetano aos refugiados Inglês em Dalhousie, no noroeste da Índia. Quando eu escrevi para ela, ela respondeu: "Venha, venha". 

Então, aos 20 anos, eu me mudei para a Índia e no meu aniversário de 21 anos eu conheci o meu guru. Três semanas depois, eu me tornei uma monja.

Não foi uma decisão difícil. Embora eu tenha tido namorados, eu nunca quis se casar. Eu nunca quis ter filhos. Roupas, quem se importa? Comidas, quem se importa? Televisão, eu estou feliz por não ter de assistir. 

E quanto a sexo - eu não poderia me importar menos. Nesta sociedade, o sexo é constantemente tratado como  um meio para se conseguir coisas , a meu ver, toda vida é patética, que o coloca no mesmo nível que dos macacos. 

Muitas mulheres levam vidas cumprindo esse papel nem sequer pensar nisso. Eu não precisa disso em minha vida, de nenhum relacionamento desse tipo. É por isso que eu não me incomodava em ficar sozinha.

No entanto, me incomodava profundamente ser a única ocidental e a única monja na comunidade monástica do entre tantos homens, eu estava totalmente excluída. 



Finalmente, o meu guru, Khamtrul Rinpoche, disse-me para ir e praticar na região montanhosa de Lahaul. Era um lindo mosteiro, mas nem sempre foi tranquilo. 

Eu tinha ouvido falar sobre uma caverna nas proximidades e queria ir para lá, mas a população local, disse que não era seguro. "Os homens do acampamento do exército virão e vão te estuprar", alertaram. "

"No momento em que chegarem lá, eles vão estar muito cansados", eu disse. "Vou convidá-los para o chá." 

Eles me alertaram que não eram fantasmas, e que eu iria congelar até a morte. Mas eu expliquei a situação para o meu guru, que disse que, se a caverna dava para o sul ,lá estava bastante seco, então seria uma boa ideia.

Daquele ponto em diante, eu não me preocupei. Afinal, durante séculos, centenas de milhares de eremitas teriam feito exatamente o mesmo.

Mudei-me para dentro da caverna, quando eu tinha 33 anos e era muito feliz. Na maioria dos lugares do mundo seria impossível se sentir tão seguro e confiante, nesse tipo de isolamento. Eu construí um muro para isolar-me no inverno, e eu tinha um altar e uma arrecadação de alimentos. 

Eu plantei batatas e nabos no pequeno jardim exterior. O dia tinha uma sequencia muito planejada: quatro vezes por dia eu iria sentar e meditar em uma local tradicional meditação por três horas, e é aí eu poderia  dormir.

No começo, eu ia até o mosteiro para ouvir  os ensinamentos, obter suprimentos de comida, visitar o meu guru e discutir como eu estava indo. 

Eu passaria os verões me preparando para os longos invernos, quando eu estaria completamente isolada. Mas depois de nove anos, eu estava pronta para fazer um longo retiro - três anos em completa solidão. 

Uma vez que tivemos uma enorme nevasca que durou sete dias e noites, a neve cobriu a porta e a janela e toda a caverna estava em escuridão completa. Eu pensei: "É isso." 

Olhando para trás, fiquei surpresa em perceber que eu não era claustrofóbica. Sentia-me perfeitamente calma e resignada. Então ouvi uma voz dizer: "Cave para fora." Eu usei uma tampa de panela e cavei um túnel para fora. Demorou uma ou duas horas, e eu fiz isso três vezes, mas sobrevivi para contar essa história.


Os tibetanos têm um ditado que diz: "Se você está doente, você está doente, se você vai morrer, você morre." Estamos todos destinados a morrer e onde melhor seria morrer, do que em retiro? 

A maioria das pessoas se preocupa demais, mesmo quando as coisas que ainda não aconteceram,  eles imaginam cenários do que pode acontecer. O retiro me ajudou a desenvolver equilibrio interior e confiança: você aprende a lidar com o que acontece naquele momento.

Depois de três anos, eu me mantive em completo isolamento, até que eu ouvi alguém tentando entrar no meu portão. Eu não tinha visto ninguém durante todo o ano. Quando eu abri a porta, um policial estava de pé lá. Ele me deu um aviso: "Você está ilegalmente nesse país por três anos. Você tem 24 horas para se retirar ou nós iremos agir.". Esse foi o fim do meu retiro. Que, devo confessar, foi um pouco chocante.

Eu me mudei para a Itália. Eu sinto que as pessoas no Ocidente têm uma vantagem: toda aquela prosperidade material, aquele consumo desenfreado lhes dá a sensação de trazer felicidade.  Mas afinal eles acabam percebendo (alguns deles), que no máximo dá apenas prazer de curto prazo, que a verdadeira felicidade deve estar em outro lugar. 

A maioria das pessoas no mundo não têm acesso a essa prosperidade,  e continuam a  imaginar que os bens materiais , quando obtidos, vão lhe proporcionar satisfação e felicidade. Mas o desejo é como a água salgada. Quanto mais você bebe, mais sede você se tem.

Para mim, o retiro foi uma grande inspiração, é o que eu nasci para fazer nesta vida. Mas eu senti que deveria levantar fundos para construir um convento na Índia, um lugar onde as mulheres pudessem estudar e treinar. As mulheres têm sido espiritualmente subnutridas e ignoradas há muito tempo. Então é isso que eu faço agora, dando ensinamentos. 

Mas na verdade, embora eu tenha realizado esse objetivo, sinto falta de minha reclusão, de meus passeios ao ar livre. Estou pronta agora para me aposentar de meu convento na Índia, e espero, então, que eu possa voltar a bater em retirada. Esse é o meu lugar."







Tetsunma Tenzin Palmo - The Nature of Mind
Para assistir,acione a legenda!







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