autoconhecimento
Nunca se teme o desconhecido; teme-se o acabar do conhecido.
O organismo tem um fim, obviamente. O homem pode viver cerca de noventa anos, e se os cientistas descobrirem algum medicamento talvez possa viver cento e cinquenta — mas sabe Deus porque é que se quer viver até aos cento e cinquenta, da maneira como vivemos! Mas mesmo assim, mesmo que se possa chegar aos cem anos, o organismo deteriora-se, porque vivemos de modo completamente errado: em conflito, com medo, em tensão, a matar animais e seres humanos. Que desordem fazemos das nossas vidas! A velhice torna-se portanto uma coisa terrível!
No entanto, há sempre morte — morte para os jovens, para os de meia-idade ou para os velhos. Que entendemos nós por morrer, à parte a morte física, que é inevitável?
A morte tem um sentido mais profundo do que o simples acabar do organismo físico: o de psicologicamente chegar ao fim — o súbito acabar do "eu", do "você". Este "eu", este "você", que acumula conhecimentos, que sofre, que vive com lembranças agradáveis e dolorosas, com todo o esforço penoso do conhecido, com os conflitos psicológicos, com as coisas que não compreende, com as coisas que quis fazer e que não fez. A luta psicológica, as lembranças, o prazer, as dores — tudo isso acaba. É disso realmente que se tem medo e não do que está além da morte. Nunca se teme o desconhecido; teme-se o acabar do conhecido. E o conhecido é a nossa casa, a nossa família, a nossa mulher, os nossos filhos, as nossas ideias, os nossos livros, os nossos móveis, as coisas com que nos identificamos. Quando isso acaba, a pessoa sente-se completamente isolada, sozinha — é disso que se tem medo. Isso é uma forma de morte e essa é a única morte.
Ao compreendermos isso — não de maneira teórica, mas realmente — ao compreendermos que se tem medo de perder tudo o que se possui ou se criou, ou aquilo para que se trabalha, perguntamos: ""Não será possível morrer psicologicamente todos os dias, para que a mente seja fresca, jovem e inocente em cada dia?" Façam-o realmente e verão que coisas extraordinárias acontecem. Então, a mente torna-se inocente, o que uma mente envelhecida, embora cheia de experiências, nunca é. Só a mente que abandona os seus fardos todos os dias, que todos os dias põe fim aos seus problemas, é inocente. Então a vida ganha um sentido totalmente diferente. Então pode-se descobrir o que é o amor.
Krishnamurti em, O mundo somos nós
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