Por que buscamos, exterior ou interiormente?
autoconhecimento

Por que buscamos, exterior ou interiormente?


K: Buscamos por causa de nosso vazio, dirigimos-nos para o exterior a fim de preenchermos este vazio ou para fugirmos dele. Tal movimento em direção ao exterior, fugindo à pobreza interior, é conceitual, especulativo, dualista. É conflito, e não tem fim. Portanto, não busquemos o exterior!  Mas a energia que se dirigia para o exterior, volta-se da busca exterior para a busca interior; e fica a buscar, a explorar, pedindo uma certa coisa que agora chama "interior". os dois movimentos são essencialmente idênticos. Ambos devem terminar.

P: Você está simplesmente a pedir-nos que nos contentemos com esse vazio? 

K: De modo nenhum.

P: Por conseguinte, o vazio permanece, e uma espécie de perene desespero, que se torna maior ainda, se nem ao menos é permitido buscar!

K: É desespero ver esta verdade que o movimento para fora e para dentro nenhuma significação tem? Isso é contentar-se com O QUE É? É aceitação do vazio? Nada disso. Assim, pois, acabamos com o movimento para fora, com o movimento para dentro, com a aceitação; negamos todo movimento à mente que se vê frente a frente com o vazio. Então a própria mente está vazia, PORQUE O MOVIMENTO É ELA PRÓPRIA. A mente está vazia de todo movimento e, por conseguinte, não existe entidade alguma para iniciar qualquer movimento. Deixemos a mente vazia. Deixemos a mente SER vazia. A mente depurou-se do passado, do futuro e do presente. Depurou-se do "vir a ser", e "vir a ser" é tempo. Portanto, nela não há tempo; nela não há medida. E, ENTÃO, isso é o vazio? 

P: Esse estado aparece e desaparece frequentemente. Ainda que não seja o vazio, decerto não é o êxtase que você fala.

K: Esqueça o que foi dito. Esqueça também que ele aparece e desaparece. Quando ele aparece e desaparece, pertence ao tempo; existe então o observador que diz: "Ei-lo aqui — foi-se". Esse observador é a entidade que mede, compara, avalia; portanto, não é o vazio a que nos referimos. 

P: Você está me anestesiando? — e riu-se. 

K: Quando não há medida nem tempo, existe algum limite ou contorno do vazio? Você pode então chamá-lo de vazio ou nada? Então, tudo existe nele, e nada está contido nele. 

Jiddu Krishnamurti - A outra margem do caminho 








- O Céu Interior...
"O estado da não-mente é o estado do divino. Deus não é um pensamento mas a experiência de estar sem pensamentos. Ele não é um conteúdo na mente; ele é a explosão quando a mente fica sem conteúdo. Este não é um objeto que você possa ver;...

- O Caminho Circular...
"O caminho perfeito não possui dificuldadesMas não faz distinções ou preferências;Apenas quando não houver apego nem aversãoÉ que tudo surgirá de modo claro e aberto. Porém, com a menor diferenciação,As coisas se afastam mais do que o céu...

- No Cessar Do Sofrimento Tem Começo A Vida Nova
Uma taça só é útil quando vazia. A mente da maioria de nós está anuviada, repleta de coisas — experiências agradáveis e desagradáveis, conhecimentos, padrões ou fórmulas de comportamento, etc. Nunca está vazia. A criação só ocorre quando...

- Pode A Mente Abster-se De Fugir E Olhar De Frente O Seu Vazio?
Pode a mente abster-se de fugir e olhar de frente o seu vazio, esse extraordinário sentimento de solidão, que é a expressão autêntica do "eu"? — visto que o "eu" é a entidade, a consciência que, quando não está em movimento, é vazia. Compreendeis...

- Relato De Derrame De Lucidez, Por Denise Desjardins
DENISE DESJARDINS Sétimo dia Respiro profundamente com todo o meu fôlego. Meu diafragma se abre, se dilata cada vez mais. Aum ao expirar, tat ao inspirar completamente,1 em seguida um tempo de intervalo. Respirando assim, parece-me, com o aum, criar...



autoconhecimento








.