É possível investigar e agir coletivamente?
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É possível investigar e agir coletivamente?


[...]Pode haver tal coisa — "ação coletiva"? Bem sei que esta é a frase em moda — ação em massa, ação coletiva, espírito de cooperação. Mas que significa "ação coletiva"? Podemos pintar um quadro, todos juntos? Prestem atenção a isso. Podemos escrever juntos uma poesia? Podemos arar juntos um campo ou trabalhar juntos numa fábrica? — Ora, senhores, o que realmente se entende não é ação coletiva. O que se entende é o pensar coletivo. Temos pois que ver com o pensamento coletivo, e não com a ação coletiva. Pois bem, do pensamento coletivo pode resultar ação; isto é, se todos nós pudermos concordar, unanimemente, sobre o que é bom para a Índia ou outro país qualquer, se as autoridades puderem "nos condicionar" dessa maneira o pensamento, haverá então ação coletiva, ação de forma coletiva, em que tomam parte individualmente; e se não tomarem parte nela, haverá sempre meios de obrigá-los a fazê-lo —  compulsão, extermínio, castigo, recompensa, etc. 

Essencialmente, a natureza da ação coletiva é o pensamento coletivo. Que se entende, porém, por "pensamento coletivo"? Podemos, vocês e eu e mais alguns milhões de pessoas, resolver juntos um problema, seja econômico, social, político, religioso, ou seja qual for? Sabemos resolver um problema independentemente, ou somos persuadidos por ameaça da punição ou promessas de recompensa, pelas tradições, pelas influências condicionadoras? Pode haver pensamento coletivo? Verifiquem, Senhores, observem por si mesmos, pensem! Vocês não são o resultado do pensamento coletivo? Quando se dizem hinduísta, brâmane, cristão, isso não é resultado de pensamento coletivo? Vocês são "condicionados" pelo pensamento coletivo, para serem hinduísta, budista, cristão, católico romano, ou comunista; e todo grupo, toda sociedade, toda religião condiciona, inculca suas ideias na nossa mente. É possível pensarmos independentemente, se estamos juntos, condicionados por uma determinada maneira? Somos gregários; não sabemos pensar independentemente. Não há pensamento independente, porque todo pensamento procede de uma mente condicionada; o pensamento é símbolo da reação à memória. Por conseguinte — todo pensar — consciente ou inconsciente — tem de ser coletivo. Não podem pensar independentemente, desde que sua mente já está condicionada pelo padrão comunista, católico, etc. Senhores, não há liberdade de pensamento. Ação coletiva é pensamento coletivo

Quando dizemos que vamos fazer o homem pensar diferentemente, não mais de acordo com o velho padrão mas pelas novas normas, isso representa, não obstante, a continuação do velho padrão, sob forma modificada. É só nisso que estamos interessados, e é isso o que entendemos por pensamento coletivo. Quando temos essa espécie de pensamento coletivo, necessitamos da propaganda para nos incitar a pensar de uma certa maneira, necessitamos dos jornais. E dessa forma, nos tornamos escravos da autoridade, das compulsões infligidas por mentes sutis, que nos gravam constantemente no espírito certas impressões. Nessas condições, o pensamento coletivo pode produzir ação individual, mas essa ação se realizará dentro de uma atmosfera de pensamento condicionado, e por isso não há nenhuma liberdade. A liberdade só é possível quando percebemos e admitimos que estamos completamente condicionados. Então existe a possibilidade de quebrarmos as cadeias e encontrar um estado mental livre de qualquer condicionamento. Quando percebermos toda a verdade a este respeito, haverá então ação coletiva — que não é pensamento condicionado coletivo. 

Quando vocês e eu afirmarmos que todo o nosso pensamento está condicionado — pelo molde católico, comunista, hinduísta, budista ou muçulmano — quando reconhecermos esse fato e vocês não desejarem que eu me torne comunista, nem eu desejar que se tornem católicos (visto que isso é a continuação do antigo padrão sob forma modificada, implicando temor, ameaça, compulsão, extermínio, campos de concentração, e toda espécie de propaganda, para nos obrigar a fazer coisas) quando reconhecermos que todo o nosso pensar está condicionado e por isso não pode haver revolução fundamental, então talvez cheguemos, vocês e eu, à compreensão daquela Verdade que não é produzida por pensamento condicionado. Quando a compreendermos, vocês e eu, haverá então ação coletiva. 

Não é nossa missão — suas e minha — descobrir a Verdade que se encontra além dos limites da mente condicionada, de modo que possamos trabalhar juntos, criar um novo mundo que nos pertença, a vocês e a mim, o nosso mundo — não o mundo comunista, capitalista, socialista ou hinduísta. Mas dirão talvez, ser esse um estado impossível, só realizável por pouquíssimos indivíduos, — colocando assim de parte a questão Senhores, é o nosso mundo. Podemos transformar o mundo, podemos realizar essa obra, para nós mesmos e nossos semelhantes; precisamos, porém, dar toda a atenção e reflexão ao assunto. A verdadeira ação coletiva, não a ação coletiva produzida pela mente condicionada, só será possível, só será realizável, quando vocês, como indivíduo, compreenderem o processo total. Eis porque as organizações políticas, religiosas ou sociais jamais conduzirão o homem à felicidade. 

Pode o homem ter roupas, a alimentação ou o teto de que necessita; existe, porém, na vida, uma coisa muito mais significativa do que a mera aquisição. Isso não significa que vocês devem se tornar um santo, sanyasi, e se retirar para uma caverna, numa fuga suprema. Entretanto, quando compreendermos, de verdade, a significação da mente que é livre de condicionamento e, por conseguinte, todas as nossas ações procederem dessa compreensão — isso será a verdadeira revolução. 

Jiddu Krishnamurti em, Autoconhecimento — Base da Sabedoria




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