Fenômenos transpessoais além da experiência diária
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Fenômenos transpessoais além da experiência diária


Cenas do filme LUCY (2014)
A natureza extraordinária de fenômenos "transpessoais" torna-se ÓBVIA quando os comparamos com a nossa percepção diária do mundo e das limitações que consideramos obrigatórias e inevitáveis. No estado comum ou normal da consciência, percebemos a nós mesmos como corpos materiais sólidos e a nossa pele como a fronteira e interface com o mundo exterior. Nas palavras do famoso escritor e filósofo Allan Watts, um intérprete e divulgador dos ensinamentos orientais no Ocidente, isto leva-nos a acreditar em "egos envolvidos pela pele". 

Estamos comumente limitados em nossa percepção do mundo pelos limites das nossas impressões e pela configuração do meio. Não podemos ver barcos além do horizonte ou objetos dos quais estejamos separados por uma parede sólida. É impossível para nós observar e ouvir a interação de pessoas em localidades distantes. Não podemos sentir o gosto da comida que não esteja em nossa boca, sentir o cheiro de uma flor se o vento o estiver soprando para longe de nós ou sentir a textura de objetos sem tocá-los. Com nossos sentidos COMUNS, podemos vivenciar o que está acontecendo aqui e agora — na nossa localização geográfica momentânea e no momento presente. 

Nos estados transpessoais da mente (que transpassam os condicionamentos), todas essas limitações parecer ser transcendidas. Podemos nos sentir como uma atividade energética ou um campo de consciência que não está confinado a um recipiente físico. Isso pode se desenvolver mais para a identificação com a consciência de outras pessoas, com grupos de indivíduos ou até mesmo com toda a humanidade. O processo pode se estender além dos limites humanos e incluir vários animais, plantas e até materiais inorgânicos e acontecimentos. Parece que tudo o que possa ser vivenciado no dia-a-dia como um objeto tem, nos estados incomuns de consciência, um comportamento correspondente numa experiência subjetiva. O que comumente percebemos como elementos separados de nós — como pessoas, animais, árvores e pedras preciosas — podemos, na verdade, transformar e identificar num estado transpessoal. 

O tempo e o espaço param de ser limites; a pessoa pode vivenciar vários eventos histórica e geograficamente remotos tão nitidamente como se eles estivessem acontecendo aqui e agora. É possível participar de sequências que envolvam os ancestrais de alguém, animais antepassados e pessoas de várias culturas e períodos anteriores a nós, que não estão de modo algum geneticamente relacionados conosco. Em alguns casos, isso pode ser associado a uma impressão de lembranças pessoais

O mundo dos fenômenos transpessoais já oferece um outro desafio intelectual e filosófico. Ele envolve freqüentemente entidades e áreas que na visão do mundo ocidental não são consideradas como partes da realidade objetiva, como as divindades, os demônios e outras personagens mitológicas de várias culturas, ou céus, purgatórios e infernos. Essas experiências são tão convincentes e reais quanto as que incluem  elementos que são familiares àqueles da nossa vida diária. Os estados transpessoais, então, não diferenciam entre o mundo da realidade  consensual e o mundo mitológico das formas arquetípicas.

Christina Grof
Confira o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=68Kaa1y2gFQ




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