autoconhecimento
O por que da necessidade de uma base emocional
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As portas do seu hospício precisam ser abertas! |
Você pode entrar em meditação apenas ficando sentado, mas, então você tem de ficar
apenas sentado. Não faça nada mais. Se você pode ficar sentado, isso se torna meditação. Fica completamente naquele ato de estar sentado; o não-movimento deve ser teu único movimento. Na verdade, a palavra "
Zen" vem da palavra "
Zazen", que quer dizer "apenas sentado... sem nada fazer." Se você pode ficar apenas sentado — nada fazendo com o seu corpo, nada fazendo com a sua mente — isso se torna meditação. Mas é difícil.
(...) Cada fibra do seu corpo começa a se mover por dentro; cada veia, cada músculo começa a se mover. Você começará a sentir um tremor sutil, ficará consciente de muitos pontos do seu corpo, dos quais nunca esteve consciente antes. E quanto mais você tenta ficar apenas sentado, mais movimentos interiores sentirá
(...) Se você começa por se sentar, sentirá muita perturbação interior. Quando mais você tenta se sentar, mais perturbações sentirá. Ficará consciente apenas de sua mente insana, e nada mais. Isso cria depressão, você se sentirá frustrado, não se sentirá feliz. Ao contrário, começará a sentir que está insano. E, ás vezes, poderá, mesmo, ficar insano!
Se fizer um esforço sincero para "ficar apenas sentado", você pode, realmente, tornar-se insano. Só porque as pessoas não tentam, na verdade, sinceramente, é que não se tornam insanas com maior frequência. Com a postura sentada você começará a ter conhecimento de quanta loucura há dentro de si, e, se for sincero e continuar, pode, realmente, tornar-se insano. Isso já aconteceu, e muitas vezes. Portanto, não sugiro nada, nunca, que possa criar frustração, depressão, tristeza... nada que permita você se tornar ciente de sua insanidade. Você pode não estar preparado para ter conhecimento de toda a insanidade que existe dentro de si. Só deve lhe ser permitido chegar ao conhecimento de certas coisas paulatinamente. O conhecimento nem sempre é bom. Ele deve se desdobrar lentamente, na medida em que cresce sua capacidade de absorvê-lo.
(...)Você acumulou cólera, sexo, violência, ganância — tudo! Agora, esse acúmulo é insanidade dentro de você. Ali está, dentro de você. Se começar com qualquer meditação supressiva (como estar apenas sentado, por exemplo), estará suprimindo tudo isso, não estará permitindo sua liberação. Por isso eu começo com uma catarse. Primeiro, deixa que as supressões sejam atiradas ao ar. E quando você puder atirar sua cólera ao ar, você amadureceu.
(...)Você pode sentar-se e forçar um ritmo particular, sobre seu corpo, pode criar uma ilusória postura búdica, mas estará apenas morto! Ficará estagnado, estúpido. Isso aconteceu com tantos monges, com tantos sadhus. Ficaram estúpidos! Seus olhos não tinham a luz da inteligência, seus rostos tornaram-se idiotizados, sem luz interior, sem flama interior. Porque eles têm tanto medo do movimento interior, suprimiram tudo — inclusive a inteligência. Inteligência é movimento, um dos movimentos mais sutis, da forma que se todo movimento interior for suprimido, a inteligência será afetada.
Conhecimento não é coisa estática. Conhecimento também é movimento: um fluxo dinâmico. Assim, se você começar pelo exterior, se você se forçar a ficar sentado como uma estátua, estará matando muita coisa. Primeiro preocupe-se com a catarse (com a limpeza da sua mente, com o atirar tudo fora) de forma que você fique vazio e livre — deixando apenas uma passagem para que entre algo vindo do além. Então, o estar sentado torna-se de auxílio, o silêncio torna-se de auxílio, mas não antes.
Para mim, o silêncio, em si mesmo, não é algo que valha a pena. Você pode criar um silêncio que seja um silêncio morto. O silêncio dever ser vivo, dinâmico. Se você "criar" silêncio, ficará mais estúpido, mais estagnado, mais morto. Mas isso é, de certa forma, mais fácil, e muitas pessoas estão agora fazendo isso. Toda a cultura é tão supressiva que é mais fácil suprimir-se a si mesmo ainda mais. Então você não tem que arriscar coisa alguma, não tem que dar um salto...
As portas do seu hospício precisam ser abertas! Não tema o que os outros possam dizer. Uma pessoa, que está preocupada com o que os outros pensam, jamais pode recolher-se ao interior. Estará ocupada com a preocupação quanto ao que os outros estarão dizendo, quanto ao que estarão pensando.
Se apenas você se sentar silenciosamente, fechando os olhos, tudo estará bem. Sua esposa — ou seu marido — dirão que você se tornou uma pessoa muito boa. Todos desejam que você esteja morto. Mesmo as mães desejam que seus filhos estejam mortos: obedientes, silenciosos. Toda a sociedade deseja que você esteja morto. Os chamados homens bons não passam, realmente, de homens mortos; portanto, não se preocupe com o que os outros pensam, não se preocupe com a imagem que os outros possam ter de você.
Começa com a catarse e então algo bom poderá florescer dentro de você. E isso terá uma qualidade diferente, uma beleza diferente, completamente diferente. SERÁ AUTÊNTICA.
Quando o silêncio vem a você, quando desce sobre você, NÃO É UMA COISA FALSA. Você não o esteve cultivando. Ele vem a você, acontece-lhe. Você começa a sentir que ele cresce dentro de você, tal como a mãe sente o crescimento do filho.
Um profundo silêncio está crescendo dentro de você; você se torna grávido dele. Só então existe transformação; de outra maneira, não passará de auto-decepção. E uma pessoa pode iludir a si própria durante vidas e vidas. A capacidade de fazer tal coisa é infinita.
Osho em, Meditação: a arte do êxtase
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