autoconhecimento
Sobre o despertar da inteligência
Qualquer forma de tradição -- trazida do passado --, que é utilizada para se saber se existe uma Grande Realidade, é obviamente um esforço perdido. A mente tem de estar liberta de toda a espécie de tradição e preceitos espirituais; caso contrário, ficamos completamente privados de verdadeira inteligência. (1)
Muitas pessoas no mundo são independentes, mas poucas são livres. Liberdade implica uma grande inteligência, não é? Assim, ser livre é ser inteligente, mas a inteligência não vem apenas pelo desejo de ser livre. Ela vem só quando começais a compreender totalmente o meio que vos rodeia, as influências sociais, religiosas, familiares e tradicionais que vos estão constantemente pressionando. Mas para compreender as várias influências do meio cultural a que pertenceis, das crenças e superstições, da tradição à qual vos conformais sem pensar - para as compreenderdes todas, e vos libertardes delas, é precisa uma visão profunda. Mas geralmente submeteis-vos a elas porque interiormente estais com medo. Tendes medo de não obter uma boa posição na vida; tendes medo do que os outros poderão dizer; tendes medo de não seguir a tradição, de não fazer a coisa certa. Mas liberdade é, verdadeiramente, um estado de espírito em que não há medo ou compulsão, nem ansiedade de estar seguro.(2)
Inteligência é pensamento e sentimento em perfeita harmonia, e, portanto, a inteligência é a própria beleza, inerentemente, e não uma coisa para ser procurada.(3)
Só existe um meio de encontrar a felicidade inteligente, que é o de vossa percepção e discernimento próprios; e só por meio da ação é que podeis dissipar os múltiplos obstáculos que vos impedem o preenchimento. Si, por vós próprios, puderdes perceber, simples e diretamente, as limitações que vos impedem de viver completo e profundo, e de como foram elas criadas, então sereis capazes de dissipar... Se cada qual de vós puder ter plenitude, viver em completa harmonia - cousa que exige grande inteligência e não a persecução de desejos egoístas - então haverá o bem estar para o todo.(4)
Para se criar um ente humano inteligente, há necessidade de uma completa revolução no pensar. Um ente humano inteligente significa um ente humano se medo, não limitado pela tradição, o que não implica que deva ser amoral. Tendes de ajudar o vosso filho a ser livre, para descobrir e para criar uma sociedade nova - e não uma sociedade amoldada a algum padrão, tal seja o de Marx, o católico ou o capitalista. Requer isso muita reflexão, interesse e amor - não meras discussões sobre o amor. Se amássemos realmente os nossos filhos deveríamos de interessar-nos pela educação correta.(5)
No mundo moderno, a educação tem se preocupado não com o cultivo da inteligência, mas do intelecto, da memória e suas habilidades. Nesse processo pouco acontece além da transmissão de informações daquele que ensina para quem é ensinado, do líder para o seguidor, produzindo um modo de vida mecânico e superficial. Nisso não há quase nada de relacionamento humano.(6)
Uma escola certamente é um lugar onde se aprende sobre a totalidade, o todo da vida. A excelência acadêmica é absolutamente necessária, mas uma escola inclui muito mais que isso. É um lugar onde tanto quem ensina quanto quem é ensinado investigam não somente o mundo exterior, o mundo do conhecido, mas também seu próprio pensar, seu próprio comportamento. A partir disso, eles começam a descobrir o próprio condicionamento e como o condicionamento distorce o pensar. Esse condicionamento é o eu, ao qual é dado uma tremenda e cruel importância. A libertação do condicionamento e de sua miséria começa com essa percepção. É somente em tal liberdade que um verdadeiro aprender pode acontecer. Nesta escola é responsabilidade do professor sustentar, junto com o aluno, uma investigação cuidadosa para com as implicações do condicionamento e, assim, terminá-lo.(7)
Todos os problemas que a humanidade hoje enfrenta, tanto psicologicamente, como nas outras esferas, são o resultado do pensamento. E nós estamos alimentando o mesmo padrão de pensamento, e o pensamento nunca solucionará nenhum desses problemas. Há contudo um outro tipo de instrumento que é a inteligência.(8)
Em lugar de meramente desejardes paz imediata neste mundo de confusão e angústia, considerai como vós, individualmente, podeis ser um centro não de paz mas de inteligência. A inteligência é essencial para a ordem, a harmonia e o bem-estar do homem. Há muitas organizações para a paz, porém, há poucos indivíduos livres, inteligentes no verdadeiro sentido da palavra. Vós deveis como indivíduos, começar a compreender a realidade; então a chama do entendimento se espalhará sobre a face da terra.(9)
Seguir quem quer que seja é, por certo, prejudicial à inteligência.(10)
A mente estúpida nunca se tornará inteligente mediante esforço; mas, se reconhece que é estúpida, isto basta para produzir uma transformação nela própria.(11)
Ser integralmente inteligente, significa estar desacompanhado do "eu".(12)
É a indagação constante, a autêntica insatisfação que faz nascer a inteligência criadora; mas é extremamente difícil manter acesos a investigação e o descontentamento; a maioria dos pais não quer que os filhos tenham essa espécie de inteligência, porque é muito desagradável morar com alguém que está sempre pondo em dúvida os valores convencionais.(13)
O verdadeiro preenchimento advém quando a mente e o coração, voluntariamente se libertam daqueles valores auto-defensivos, impostos pela religião e pela sociedade; porém, enquanto a mente e o coração a si próprios se violentarem para se conformar a um modo particular de conduta, a um padrão de auto-defesa egoísta, tem sempre que haver medo, medo esse que nega o verdadeiro preenchimento e torna o homem uma máquina imitadora.(14)
Somos treinados para ser intelectuais, a nossa educação cultiva o intelecto para ser afiado, astuto, cheio de cobiça, e assim ele desempenha o papel mais importante em nossas vida. A inteligência é muito maior que o intelecto, porque é a integração da razão e do amor, mas só pode haver inteligência quando existe autoconhecimento, o entendimento profundo do processo total de si mesmo.(15)
É possível viver nesta sociedade, não apenas para ter um modo correto de subsistência, mas também para viver sem conflito? (…) Viver uma vida sem nenhum conflito requer grande dose de compreensão de si mesmo e, portanto, grande inteligência - não a inteligência aguda do intelecto, mas a capacidade de observar, de ver objetivamente o que está acontecendo, tanto externa como internamente.(16)
Opiniões, materiais ou ideológicas, impedem a realização da inteligência, a liberdade que apenas a realidade pode trazer à existência; e sem esta liberdade, a inteligência é consumida pela esperteza. As dimensões da esperteza são sempre complexas e destrutivas. É esta astúcia auto-protetora que conduz ao apego; e quando o apego provoca dor, é esta mesma sagacidade que busca o desapego e encontra prazer no orgulho e na vaidade da renúncia. A compreensão das manifestações da astúcia, das peculiaridades do ego, é o começo da inteligência.(17)
Educar o intelecto não resulta em inteligência. Antes, a inteligência advém quando se atua em perfeita harmonia, tanto intelectual como emocionalmente. Existe uma vasta diferença entre intelecto e inteligência. O intelecto é tão somente o pensamento funcionando independentemente da emoção. Quando o intelecto, sem ter em conta a emoção, é educado numa determinada direção, pode-se possuir um grande intelecto, nem por isso se tem inteligência, porque a inteligência contém a inerente capacidade tanto de sentir como de raciocinar; na inteligência, ambas as capacidades estão igualmente presentes de maneira intensa e harmônica... Se você introduz suas emoções nos negócios, diz você, os negócios não podem ser bem manejados nem ser honestos. Assim, pois, divide sua mente em compartimentos; num compartimento guarda seu interesse religioso, noutro suas emoções, num terceiro seu interesse comercial, o qual nada tem que ver com sua vida intelectual e emocional. Sua mente comercial considera a vida como um mero meio de ganhar dinheiro a fim de viver. É assim que continua esta existência caótica, esta divisão em sua vida. Se realmente usasse sua inteligência nos negócios, isto é, se suas emoções e seus pensamentos atuassem harmonicamente, seus negócios poderiam fracassar. É possível que assim acontecesse. E provavelmente você os deixaria fracassar quando de verdade percebesse o absurdo, a crueldade e a exploração que implica esta maneira de viver. Até que de fato vocês abordem toda a vida com inteligência, em vez de fazê-lo meramente com o intelecto, nenhum sistema no mundo salvará o homem do incessante afã por dinheiro.(18)
Pensar criativamente é estabelecer harmonia entre a mente, o sentimento e a ação. Isto é, se estais convencidos de uma ação, em visardes a uma recompensa final, essa ação, resultado da inteligência, afasta todos os óbices impostos à mente pela falta de compreensão. (19)
Como disse (…), a inteligência é a solução única que produzirá a harmonia neste mundo de conflito, a harmonia entre a mente e o coração, na ação. (20)
Ora, (…) A essência da inteligência reside na compreensão da vida ou da experiência com a mente e coração frescos, renovados e aliviados de fardos. (21)
Pois bem, (…) Como dissemos, quando há harmonia há silêncio. Quando a mente, o coração e o organismo estão em harmonia completa, há silêncio; porém, quando um dos três se deforma, se perverte, o que há é ruído. (…) Porém quando vocês vêem a verdade disso - a verdade, não o que “deveria ser” - quando vêem que isso é o real, então é a inteligência que o vê. Portanto, é a operação da inteligência a que produzirá esse estado. (22) O despertar da inteligência, pág. 175
O pensamento é do tempo, a inteligência não é do tempo. A inteligência é imensurável - não a inteligência científica, (…) a de um técnico, ou a de uma dona-de-casa, ou a de um homem que conhece muitíssimo. Isso está dentro do campo do pensamento e do conhecido. Quando a mente se acha em completo silêncio (…) só então há harmonia total, imenso espaço e silêncio. Somente então o imensurável é. (23)
Ora, a inteligência, sem dúvida, só pode surgir quando sois livres para pesquisar, livres para pensar, livres para impugnar todas as tradições, para que nossa mente se torne muito ativa, muito lúcida e sejais, como indivíduo, uma entidade “integrada”, plenamente eficaz, - e não uma entidade assustada que nunca sabe o que lhe cumpre fazer e, por isso, obedece, sentindo intensamente uma coisa e sendo obrigada a ajustar-se a outra exteriormente. (…) Por isso, interiormente, há um conflito constante. (24)
(1) Krishnamurti(2) Krishnamurti - in THIS MATTER OF CULTURE(3) Krishnamurti (A Luta do Homem, pág. 83)(4) Krishnamurti no Chile e no México - 1935(5)Krishnamurti - Autoconhecimento base da sabedoria(6) Krishnamurti - A Arte de Aprender - Terra Sem Caminho - Pág 221(7)Krishnamurti - A Arte de Aprender - Terra Sem Caminho - Pág 221(8)Krishnamurti - O Futuro da Humanidade - Cultrix
(9) Krishnamurti - Palestras em Ommem, 1936
(10) Krishnamurti - O Verdadeiro Objetivo da Vida - Cultrix(11) Krishnamurti - Austrália e Holanda - 1955(12)Krishnamurti - Quando o Pensamento Cessa - ICK(13) Krishnamurti - A Educação e o Significado da Vida(14) Krishnamurti no Chile e no México - 1935(15)Krishnamurti – O Livro da Vida(16)Krishnamurti - Perguntas e Repostas, pág. 75(17)Krishnamurti - O Livro da Vida(18) Krishnamurti - 4 DE MAIO OCK - Vol. I(19)Krishnamurti - A Luta do Homem, pág. 154-155(20)Krishnamurti - Palestras em New York City, 1935, pág. 27(21) Krishnamurti - (Idem, pág. 49)(22)Krishnamurti - O despertar da inteligência, pág. 175(23)Krishnamurti - (Idem, pág. 175-176)(24)Krishnamurti - Novos Roteiros em Educação, pág. 33
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